Se você pretende morar, trabalhar ou visitar Portugal, você tem o direito de usar a saúde pública do país. Para isso, é necessário solicitar gratuitamente, ainda no Brasil, o documento chamado PB-4. Para solicitar PB4 é necessário ir a um Núcleo Estadual do Ministério da Saúde da sua cidade com os seguintes documentos: 

RG
CPF
Passaporte
Comprovante de residência no Brasil

Saiba mais sobre o documento

O PB4 é um seguro de saúde oferecido gratuitamente pelo governo brasileiro a partir de um acordo firmado entre Brasil e Portugal. Além do país português, o acordo é válido para Cabo Verde e Itália. O seguro saúde (PB4) é válido para atendimento em hospitais públicos e para ser utilizado o estrangeiro precisa apenas apresentar o documento nas urgências dos hospitais ou centro de saúde com documento válido (passaporte).

Taxas moderadoras 

Assim como no Brasil, Portugal também possui um serviço público de saúde. No entanto, existem taxas moderadoras. O cidadão brasileiro que estiver em Portugal poderá se cadastrar no centro de saúde, onde terá um médico de família que irá acompanhar e encaminhar para especialistas caso necessário. Essas consultas custam 5 euros. 

Leave your comment